Avaliação Biopsicossocial

AVALIAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL

BIO + PSICO + SOCIAL

Verifica a causa e a evolução das doenças, condições e lesões sob os aspectos:

biológico (corpo), psicológico (mente e emoções) e social (ambiente e barreiras)

A Avaliação biopsicossocial é um processo que considera não apenas os impedimentos corporais, mas também as
barreiras enfrentadas pela pessoa no contexto social em que vive. É uma abordagem que integra os seguintes elementos:

Impedimentos corporais, fatores ambientais, fatores pessoais e atividades de participação

Bases normativas:

Lei 13.146/15; Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência; Resolução nº01 de 05 de Março de 2020 – CONADE; Norma do MTE sobre a fiscalização da lei de cotas pcd (2021); Lei 14.510/22 (Telesaúde); Lei 8.662/93 (Assistente Social); Decreto Federal 3.298/99)


METODOLOGIA

  • Avaliação da Assistente Social: Entrevista Social, Avaliação Socioeconomica de Riscos e Vulnerabilidades, Estudo Social, Avaliação Biopsicossocial de fatores socioambientais, de funcionalidade e autonomia para vida independente. Aplicação de Escalas e Instrumentais específicos: IFBr-M (Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado), Check List da CIF, MIF (Medida de Independência Funcional), EPR (Escala dos Pilares de Resiliência), Escala de Risco Familiar Coelho e Savassi, ETDAH-AD (Escala de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade para Adultos), Escala PHQ- (Saúde do Paciente), Escala SF-36 Versão Brasileira da Escala de Qualidade de Vida e Saúde. – Conforme especificidades de cada caso.

  • Avaliação da Psicóloga: Entrevista Psicológica. Aplicação de Escalas e Instrumentais específicos: QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica), IFP II Inventário Fatorial de Personalidade), IHS Dell Pettre (Inventário
    de Habilidades Sociais), BDI (Inventário de Depressão de Beck), Escala de Ansiedade de Hamilton e Escala de Esperança de Herth (EHH). – Conforme especificidades do caso.